Isabel de Carvalho

 

Isabel de Carvalho, aliás Maria Isabel Pinto Coelho de Freitas Martins da Silva Carvalho de seu nome completo, nasceu em 1924 em Lisboa. Desde bem pequena mostrou aptidão para as artes, como se pode depreender do ocorrido numa festa em casa dos pais do ator Henrique de Santos, em que Isabel tinha apenas três anos de idade. Pela mão de seu pai, uma amador dramático, a pequena Isabel compareceu na festa. A certa altura, a pequenita citou uns versos de Santa Rita. Fora a primeira saída e pela primeira vez os adultos fizeram silêncio para ouvir a garota. Um sucesso, «verdadeira vocação» afirmavam uns, «devia continuar» sentenciavam outros. Seu pai entusiasmou-se. O instinto não o enganara. A pequena tinha sentimento artístico, bossa. Servida por esplendida vontade e ótima memória, Isabel continuou a decorar mais versos, evoluindo gradualmente de característica. Depois dos versos genuinamente infantis, vieram outros, mais a sério. Foi crescendo, e de progresso em progresso, passou a participar nas emissões infantis do semanário «Senhor Doutor», que se realizavam no Rádio Clube Português.

Em 5 de janeiro de 1939, entra para o Conservatório, onde obtém em julho de 1942, 18 valores com a peça «Era uma Vez a Menina». Estreia-se profissionalmente no Nacional, ainda nesse ano, com a peça «Vendaval» de Virgínia Vitorino. Seguem-se as peças «Maria Rita», «Castro», «Diz-se por Música» e a zarzuela «La Revoltosa», todas no Nacional. Seguiu-se a revista «Boa Nova» onde desempenha uma rábula dramática, D. Teodósio, filho de D. João IV. Passa para a Companhia de Maria Matos. Segue-se a peça «Danúbio Azul». Depois vai para o Trindade com a peça «Direito à Vida» de Armando Viera Pinto ao lado de Palmira Bastos.

Volta à Companhia Maria Matos com a peça «Hino à Vida» onde obtém grande sucesso. Segue a peça «O Gaiato da Rua» ao lado de Vasco Santana e Mirita Casimiro. No cinema, integra o elenco do filme «O Costa do Castelo». Na rádio, a convite do ator Manuel Lereno, participa em diversas peças radiofónicas, primariamente no Rádio Clube Português e posteriormente na Emissora Nacional.

Isabel de Carvalho vive atualmente na Casa do Artista.


Comentários